
Atinja suas metas
I


A área de treinamentos é estratégica, pois lida com o alcance dos objetivos, treina os trabalhadores da organização nos requisitos básicos necessários a fim de competir no mercado altamente competitivo. “Para treinamento ruim ninguém dá bola. Com uma experiência negativa, as pessoas põem criam certa aversão”, alerta Eduardo Ferraz, consultor em gestão de pessoas. Para ele, um treinamento bem feito dá retorno em curtíssimo prazo, enquanto um de má qualidade pode ser feito 10 vezes que não dará frutos.

Capacitar é também treinar e visa direcionar o profissional a um processo de educação, reciclagem e alteração de comportamento. Por meio do treinamento profissional, o colaborador adquire características de pro atividade, conhecimento sobre as necessidades específicas da empresa, do setor e, até mesmo, estar preparado para capacitar outras pessoas.

Treinamento é um processo que promove a aquisição de habilidades conceitos ou atitudes, melhorando a adequação das características do funcionário às exigências do seu cargo. Em outras palavras, o treinamento é algo pontual, voltado para o presente e para situações que necessitem de um aprimoramento rápido e para isso existem alguns tipos de treinamento dentre os quais podemos citar o treinamento no cargo, e o treinamento em classe, caberá a empresa decidir qual tipo de treinamento se adequa aos seu objetivos.